Noticias
Regionais
Nacionais
Arquivadas
Artigos
 
Desporto
Classificação
Calendário
Jornadas
Arquivo
 
Lazer
Anedotas
Adivinhas
Passatempos
Curiosidades
Efemérides
Cartoons
Breves
 
Cultura
Poemas
Crónicas
Poesia
Teatro
 
Opinião
Fórum Discussão
Livro de Visitas
Registos
Recados
Quadro Mensagens
 
Informações
Telefones Úteis
Classificados
Ligações
Taxis
 
Empresas
Construção
Serviços
Comercio
Indústria
 
Eventos
Festas
Feiras
Exposições
Adic. Evento
 
Saúde
Farmácias
 
Turismo
Galeria Fotográfica
História
Lugares
Alojamento
Comer&Beber
 
Utilidades
Gravata
 
Equipa
Contactos
Colaboradores
Agradecimentos
Apoios
Publicidade
Sites
 
Autarquias
 
Actualizações
 
Mapa do Site
 
S. Aloj. Sites
 

 

TURISMO

 

Vila da Tocha

 

 

A vila da Tocha localiza-se numa região de terrenos arenosos e fáceis de cultivar, espaço originado do recuo das águas do Oceano Atlântico - região da Gândara. Assim sendo todas as actividades económicas da vila estão ligadas à agricultura e à criação de gado. Podem-se destacar a produção de milho, batata, feijão e de leite como sendo as principais actividades agrícolas. Ao nível de indústria salienta-se a fábrica de empacotamento e de fabrico de produtos lacticínios pertencente à maior empresa portuguesa do sector. Os investimentos dos empresários da região concentram-se sobretudo na área da construção civil.
O aparecimento desta povoação limita-se sobretudo à história da construção da Igreja Matriz.
Por volta do ano 1610, um fidalgo galego D. João Garcia Bacelar fazendo cumprir uma promessa a N. Sra. de Atocha, mandou construir uma ermida. Encomendou, de Madrid, uma cópia da imagem desta Santa igual à que está na igreja de S. Domingues na capital espanhola. Depressa muitos povos das redondezas apresentaram extremas devoções a esta Senhora, pelo que o lugar era muito concorrido. Em 1661, o Geral de Santa Cruz, Coimbra, e os padres da sua congregação decidiram transformar a ermida num sumptuoso templo. 
Actualmente a igreja de N. Sra. de Atocha ocupa o centro do largo da Tocha, largo esse com uma extensão de cerca de 56000 metros quadrados. Este monumento é considerado o mais rico do concelho de Cantanhede. Caso deseje visite e aprecie o altar-mor de grande concepção e o grande valor dos painéis de azulejos que revestem as suas paredes interiores.
O povo da região da Tocha é o chamado povo gandarês. O termo Gândara é o nome dado a uma região com um extenso areal ou descampado. Esta geografia era característica da zona antes da população efectuar uma gigantesca plantação ao longo da costa marítima com o intuito de proteger as suas terras do mar, tanto da suas vagas como dos seus ventos corrosivos.

Veja algumas fotos da Tocha aqui.

 

 

 

 

 

 
| Site criado e alojado por: Pedro Ferraz
| Copyright © 2000-2001 -
Gandarez.com - All Rights Reserved - Todos os Direitos Reservados |